AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS





Veja aqui, como participarCONCURSO DA PRIMAVERA 2005
EXPOSIÇÃO VIRTUAL

DÉCIMA TERCEIRA EDIÇÃO!!!


TEMA CENTRAL
“MEU MUNICÍPIO, MINHA CASA”

PREMIADOS DA CATEGORIA ENSINO MÉDIO - 2° ANO

SUBTEMA:
"O município que quero"

DESAFIO:
Da pesquisa sobre o maior problema ambiental do município, suas causas e soluções possíveis para amenizar, ou mesmo acabar com ele, criar uma campanha educativa com cartaz e carta direcionada às autoridades, que chame a atenção para o problema ambiental e como solucionar..


apoie e prestigie o Concurso da Primavera


PRÊMIO
PARA FAZER, NÃO BASTA ENTENDER... TEM QUE AGIR!
(também publicado no Urtiga 169 - out-dez 2005)
 
inicio desta página
 

Cartaz

"Eu sei que isso polui. Sei que prejudica a natureza. Sei que demora para decompor. Sei que meus filhos verão esse lixo aqui. Eu tirei 10 na prova de intervenção ambiental. Eu disse que iria fazer a minha parte, etc, etc... Mas a lixeira está tão longe!”

Carta às autoridades:

"Prezados Senhores,

Primeiramente, gostaria de parabenizar a administração ituana pelo excelentíssimo programa de desenvolvimento do turismo rural na cidade de Itu. Esse programa tem um foco muito positivo tratando-se de desenvolvimento econômico e cultural, já que esta cidade tem uma história muito importante para a formação do Estado. E não são todas as pessoas que têm conhecimento disso.

Porém, diante de todo esse progresso, existe o grave problema da poluição. A poluição a que me refiro é lixo mesmo. Tanto na cidade, quanto na nossa região, existem diversas campanhas para acabar com o desmatamento da Mata Atlântica, para combater o desperdício de água, a favor da camada de ozônio, e até para a despoluição dos rios. Mas a questão do lixo parece ter sido esquecida, perdida no tempo.

No princípio, com o surgimento da Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu) houve aquele ‘fervo’, aquela agitação com essa idéia. Hoje, o caminhão da coleta seletiva continua passando, mas a intensidade da participação das pessoas diminuiu. Vejo isso, pois estou no 3° ano do Ensino Médio, e atualmente estudo em uma escola agrícola e o lema "jogue lixo no lixo” foi muito divulgado, mas não é praticado. Já passei por algumas escolas da cidade. E em todas elas percebo a mesma coisa. Os jovens sabem toda a teoria do problema com o lixo; se pedirmos uma explicação a qualquer estudante, de escolas públicas ou particulares, o respectivo dará uma ótima aula sobre porque não jogar lixo no chão, porque reciclar, conseqüências negativas e etc.

Mas faça uma pergunta final, olhe nos seus olhos e indague: - Você age de acordo com o que fala?

Alguns podem até dizer: - Ah, na escola, um dia, nós saímos com uma sacola recolhendo o lixo, fiz a minha parte...

Mas que lixo é esse, que existe dentro de uma escola? É o lixo que o próprio aluno joga. Um dia de ‘boa ação’ não significa que uma pessoa tenha feito a sua parte pela vida inteira...isso precisa ser constante. Concordam que, se não existisse lixo no chão, não seria preciso recolhê-lo?

- Ah, não quero tirar o emprego dos garis!

Essa é a pior desculpa que alguém pode dar. Garanto que um gari estaria muito mais feliz se, ao invés de recolher o lixo jogado no chão, pudesse transformá-lo, reciclá-lo da maneira certa. E colaborar com o meio ambiente.

E essa é, por fim, a minha sugestão aos digníssimos governantes da cidade de Itu!

Estimular os jovens a progredir sempre! Fazer uma campanha avassaladora, para que todos tomem consciência que apenas "um dia de conscientização” não pode resolver o problema para sempre. Que essas atitudes têm que ser tomadas diariamente. Se, para isso, for necessário que aumentem o número de lixeiras na cidade, então que seja. Mas a idúia principal se assemelha àquela dos que trabalham com pessoas, aquelas típicas frases de padaria: ‘Servir bem para servir sempre’. Seria: ‘Viver bem, progredir sempre’, para que a cada dia que passe, as pessoas consigam um ambiente melhor, para ter um futuro promissor.

Agradeço desde já a atenção dispensada.”

Lilian

AUTORA: Lílian de Araújo Sartório (17 anos)

ETE Martinho Di Ciero - Itu

 



ANTERIOR                     PRÓXIMA

VOLTAR À LISTA DE PREMIADOS

FOTOS DA PREMIAÇÃO (23/09/2005)

VOLTAR


apoie e prestigie o Concurso da Primavera

apoie e prestigie o Concurso da PrimaveraVALE SABER

Todos premiados receberam certificados e
ganharam prêmios oferecidos por empresas da região e pela AIPA. Além disso, os que receberam 1º Premio, têm seus trabalhos reproduzidos no jornal Urtiga (edição 169).

As escolas de alunos vencedores, com importante participação no Concurso da Primavera, ganharam certificado da AIPA e materiais de pintura doados pela Guarany. Entre os professores, houve sorteio de dois livros.



mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

inicio desta página

URTIGA  =>   EDIÇÃO 169

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  => PREMIADOS NA PRIMAVERA 2005

HOME PAGE