AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS





Veja aqui, como participarCONCURSO DA PRIMAVERA 2005
EXPOSIÇÃO VIRTUAL

DÉCIMA TERCEIRA EDIÇÃO!!!


TEMA CENTRAL
“MEU MUNICÍPIO, MINHA CASA”

PREMIADOS DA CATEGORIA CURSO PROFISSIONALIZANTE

SUBTEMA:
"Melhorando o ambiente de trabalho"

DESAFIO:
Da pesquisa de um problema ambiental no ambiente de trabalho (indústria, propriedade rural, ou outro, dependendo do curso) e como cada profissional, dentro da sua área, pode contribuir para evitá-lo, ou mesmo para acabar com o problema, criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo, que alertem os trabalhadores..


apoie e prestigie o Concurso da Primavera


PRÊMIO
A AÇÃO DO HOMEM NO MEIO AMBIENTE
(também publicado no Urtiga 169 - out-dez 2005)
 
inicio desta página
 

Cartaz:
"Tudo na natureza tem o reflexo da ação do homem a partir de sua ocupação num determinado ambiente. é perceptível que está só trazendo malefícios ao mesmo, uma vez que é feita de forma inadequada. Esse quadro tem que ser revertido urgentemente para que possamos ter uma boa qualidade de vida em sintonia com os diversos ecossistemas, antes que a VIDA chegue ao seu fim, dando início à luta pela SOBREVIVÊNCIA.”

 

Folder:

Na natureza nada se cria, nada se perde... Tudo se transforma! (Lavoisier)

sob a ação do homem
 

Estância Turística de Itu

  • Fundação: 1657
  • área total: 641,6 Km2
  • Clima: Tropical
  • Relevo: Ondulado
  • Hidrografia: Rio Tietê, Itaim-Mirim, Itaim-Guaçu, Braiaiá
  • População: aprox. 132.736 hab
  • Dens. Demográfica: 206,88 hab/Km2
  • Maior problema em Itu...: CUMA? Hein? ?????
Apesar de todos os problemas que Itu tem encarado, o mais gritante deles vem sendo a falta de participação da população para a resolução desses problemas. é preciso que a sociedade ituana se una, para que juntos pensemos em soluções para os tantos problemas que a cidade abriga.

Criticar é fácil, mas quando o assunto é pensar em soluções para o meio ambiente, tudo acaba se tornando muito mais difícil. é necessário que se adquira a consciência de que o homem e o meio interagem, um depende e está diretamente ligado ao outro.

Já passou da hora de começarmos a ‘arregaçar as mangas’ e agir? Tentar recuperar o que foi perdido?

Todas as ações que o ser humano fizer e que atingirem a natureza, conseqüentemente serão refletidas nele próprio.

É tempo de parar e pensar: o que eu quero para o futuro da minha cidade? O que eu quero para o meu futuro? Porque o ser humano só colhe aquilo que semeia.”

AUTORES: Ágata Ferrari Camargo; Francine Scalet Correa; Gabriela F. da Silva; Gabriela M. Araújo; Francischinelli; Muriel C. Emanoeli Soares; Natália Augusta Z. Ferranti; Thaís Defendi Rosa; Rivihelen Benízia Moreira; Audrey Ludmilla N. Miasso (16 anos)

ETE Martinho Di Ciero - Porto Feliz
Prof.ª Magali Aparecida Segato Leroy

 



apoie e prestigie o Concurso da Primavera

2º PRÊMIO
"TEMOS O QUE SOMOS"

 
inicio desta página

Cartaz:

  • Use meio de transporte alternativo. Dê um destino apropriado ao seu lixo.
  • Não Polua!
  • Preserve a natureza
  • Toda essa poluição pode acabar com sua vida, você vai morrer sufocado, cuidado!

      Folder:

      O MUNICíPIO QUE EU QUERO

      Introdução: O objetivo deste panfleto é colocar a população a par do que está acontecendo nos cúus da nossa querida cidade de Itu. E fazê-las pensar e saber que, embora sejam as maiores culpadas pela grande contaminação do ar, ainda existem soluções simples que, se aplicadas por todos, podem fazer uma grande diferença futuramente.

      Problemas: O problema da poluição do ar tem se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida dos habitantes. Os veículos automotores são os principais causadores dessa poluição em todo mundo. Mas têm ao seu lado os gases emitidos pelas indústrias. As emissões causadas por veículos carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com o sistema respiratório, podem produzir vários efeitos negativos sobre a saúde. Os maiores problemas acerca da poluição atmosfúrica são:

      • Queimadas urbanas, provenientes da prática de atear fogo em terrenos baldios, de praças não urbanizadas e nos resíduos vegetais resultantes da poda de árvores e capina.
      • Emissão de gases tóxicos atravús dos veículos.
      • Emissão de gases industriais.
      • Falta de um órgão que fiscalize todo e qualquer tipo de emissão de gases tóxicos na atmosfera, seja ela veicular ou industrial.
      • Falta de conscientização da população em relação ao uso excessivo de seus veículos.
      • Descaso da empresa responsável pelo transporte coletivo, ônibus em mal estado, afastando a chance de cidadãos que circulam sozinhos com seus carros passarem a utilizar o transporte coletivo, o que diminuiria o número de veículos nas ruas.
      • Vias públicas precárias e sem segurança, fazendo com que a população se sinta desprotegida e apele ao uso dos automóveis para fugir da caminhada.


POLUENTE
PROCESSOS,
COMBUSTÃO
PROCESSOS INDUSTRIAIS
EFEITOS
óxido de Enxofre (Sox)
Vulcanismo
Processos Biológicos
Danos em materiais
Emissões da Vegetação
Afeta o sistema respiratório,

chuvas ácidas,

Monóxido de Carbono (CO)
Combustão (veículos)
Emissões da Vegetação
Dióxido de Carbono (CO2)
Combustão
Efeito de estufa
Fogos florestais
 
CFC’s
Aerossois,
Sistemas de Refrigeração,
Espumas
Destruição da camada de ozônio,
Contribuição para o efeito de estufa

Soluções: Apesar de tantos problemas da poluição atmosfúrica, acumulados de anos de insensatez e uso indiscriminado de fontes de energia poluentes sem a preocupação com o meio ambiente, ainda há alternativas para conseguirmos nos desenvolver sustentavelmente, isto ú, o progresso aliado à questão ambiental. A seguir algumas dessas medidas.

  • Campanhas devem ser feitas para conscientização da população. Campanhas essas, que incentivem a população a utilizar menos seus carros e mais o transporte coletivo. Devem ser abordadas todas as solu¸ões para o problema da poluição, assim como a diminuição das queimadas.
  • Melhoria no transporte coletivo, fazendo com que o número de usu& aacute;rios aumente cada vez mais, conseqüentemente diminuindo o tráfego nas ruas.
  • Com a renovação da frota e uma nova distribuição das rotas do transporte coletivo urbano, as múdias aritmúticas de fumaça tendem a diminuir. Por isso é preciso que a frota seja avaliada constantemente
  • Melhoria dos sistemas de circulação e fiscalização do tráfego.
  • Todos devemos ter um senso crítico. Devemos ser consumidores responsáveis e exigir a produção de carros que não poluam o meio ambiente.
  • Criar uma lei que obrigue as indústrias a usarem filtros, e um órgão responsável por zelar que essa lei seja posta em prática.
  • Criação de um programa que incentive o plantio de novas árvores.
  • Melhoria da qualidade dos combustíveis.
  • Procura por alternativas energúticas de baixo potencial poluidor.
  • Melhoria nas vias públicas, calçadas mais largas e adaptadas à prática da caminhada.
  • Segurança reforçada nas vias públicas, dando uma maior tranqüilidade aos adeptos da caminhada.

AUTORES: Cinthia, Jaqueline Boni, Maria de Fátima, Rafael, Ivan, Jesus, Erick, Marcelo, Jhonattan

ETE Martinho Di Ciero - Itu

 

 


apoie e prestigie o Concurso da Primavera

MENÇÃO HONROSA
NOSSO PLANETA NÃO PODE FICAR ASSIM!

 
inicio desta página
 


Folder:

Conhecendo o problema:

Talvez esse não seja o principal problema, pois problemas existem vários. O lixo na rua não é só um problema ambiental, mas também de educação. A solução precisa de verbas, e olharmos para nós mesmos. Pensarmos o que estamos fazendo para contribuir com isso. Então, antes de jogar um simples papelzinho no chão, pense no que você poderia fazer para manter a cidade limpa e bonita.

O lixo tem várias conseqüências negativas: custos cada vez mais altos para a coleta e tratamento; dificuldade para encontrar áreas disponíveis para aterrá-lo; grande desperdício de matúrias-primas.

Mas precisamos ainda reformular nossa concepção a respeito do lixo. Não podemos continuar pensando que o saco de lixo é o fim do problema, quando é apenas o começo. Não podemos mais encarar o lixo como um ‘resto inútil’, e sim como algo a ser transformado em nova matúria-prima para retornar ao ciclo produtivo de forma salutar.

Colabore desde já! Isso pode começar em casa, separando o lixo reciclável dos orgânicos. Imagine se todos fizessem isso? Você e sua cidade com certeza seriam melhores.

Educação e respeito são os primeiros passos para contribuir com que nossa cidade seja mais bonita, longe de qualquer problema que o lixo pode trazer... como enchentes, contaminação do solo, ar e água, proliferação de vetores transmissores de doenças, degradação do meio ambiente, doenças, mau cheiro, entre outras.

Nós podemos fazer muitas coisas para melhorar o lugar onde vivemos. Por que não começamos agora? Depois de ler isso não o jogue no chão. Se não tiver uma lixeira próxima, guarde no bolso. E, quando você chegar em casa, coloque junto com aquele lixo reciclável que você separou!

Você sabia? Ao mesmo tempo em que você colabora com a cidade, acaba melhorando a vida de muita gente que precisa. Os trabalhadores envolvidos diretamente com a reciclagem sustentam famílias com o dinheiro obtido nessa campanha. Então não fique de fora! Alúm de melhorar as condições de sua cidade e sua própria qualidade de vida, você ainda ajuda muitas famílias necessitadas.

Decomposição de matérias
Matéria Tempo
Papel 3 a 6 meses
PanosDe 6 meses a 1 ano
Cigarro (filtros) Mais de 5 anos
Metal Mais de 100 anos
Alumínio Mais de 200 anos
PlásticosMais de 400 anos
VidroMais de 1000 anos
BorrachaIndeterminado

Todos unidos por um mundo melhor! Não jogue nossa cidade no lixo! Ajude a manter o país limpo!

AUTORES: Anteia P. Orteiro Pinto, Guilherme Franceschinelli, Kaue Barcelli, Marcos Vinicius Sobral, Mariana Batassa, Mariana Camargo Menezes, Marina Gimenez de Arruda

ETE Martinho Di Ciero - Itu

 



ANTERIOR                     PRÓXIMA

VOLTAR À LISTA DE PREMIADOS

FOTOS DA PREMIAÇÃO (23/09/2005)

VOLTAR


apoie e prestigie o Concurso da Primavera

apoie e prestigie o Concurso da PrimaveraVALE SABER

Todos premiados receberam certificados e
ganharam prêmios oferecidos por empresas da região e pela AIPA. Além disso, os que receberam 1º Premio, têm seus trabalhos reproduzidos no jornal Urtiga (edição 169).

As escolas de alunos vencedores, com importante participação no Concurso da Primavera, ganharam certificado da AIPA e materiais de pintura doados pela Guarany. Entre os professores, houve sorteio de dois livros.



mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

inicio desta página

URTIGA  =>   EDIÇÃO 169

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  => PREMIADOS NA PRIMAVERA 2005

HOME PAGE