Desde
sua criação, em 1993, o Concurso da Primavera teve algumas
características que garantiram seu sucesso:
Participação
das escolas, como parceiras dos trabalhos, auxiliando na escolha dos
melhores.
Eleição
de sub-temas adequados para cada nível de ensino.
Apoio de instituições
locais - públicas e privadas - na premiação e organização
do evento.
Exposição
dos melhores trabalhos, coincidindo com a premiação, atraindo
centenas de estudantes, professores e a mídia local.
A
partir de 1996, quarta edição do Concurso da Primavera, passou
a se escolher um tema central, com sub-temas para cada nível de ensino.
Confira:
1996- "Meu Ambiente"
- temas relacionados com o dia a dia dos estudantes, por exemplo "Água
e Vida", para a Terceira Série, com pesquisa sobre a "água
que bebo, a água que rega a hora, a água da minha casa,
das indústrias e sua origem".
1997- "Saúde
e Ambiente"- temas que exigiam pesquisa sobre diversos aspectos ambientais,
e como eles afetam a saúde. Exemplo: tema da Quinta Série
- "Como a poluição afeta você e as pessoas".
1998- "Os diferentes
destinos do Lixo" - Exemplo: para a Suplência - Termo 1, o tema
foi "O lixo orgânico em benefício da agricultura".
1999 - "Nossa
Fauna"
2000 - "Preciosa
Água"
2001 - "Energia
e Meio Ambiente"
2002 - "ECO-92
=> RIO+10 O que melhorou o ambiente da Região? O que pode melhorar?"