O tema geral do
Concurso da Primavera 2005 é: "Meu Município, Minha Casa". Para
cada nível de ensino (Categoria) há temas e formas específicas
de elaborar o trabalho, sempre tendo em vista a proposta de servir como atividade
de Educação Ambiental aos participantes e estimular a criação
de campanhas cidadãs para a conscientização da população.

DAS CATEGORIAS
E CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO:
- Podem concorrer trabalhos (individuais
ou em duplas) de estudantes dos níveis: Educação Infantil,
Ensino Fundamental, Ensino Médio; Curso de Magistério, Escola de
Jovens e Adultos, APAE, Cemada, cursos profissionalizantes (como Senai e Escola
Agrícola), bem como grupos de Terceira Idade, que constituem categoria
especial do Concurso.
- Cada
instituição participante entregará, no máximo, três
trabalhos para cada categoria (nível de ensino, no caso de es-colas). Sugere-se
que as escolas e os grupos de Terceira Idade promovam a escolha interna dos trabalhos,
para a seleção dos três de ca-da categoria que serão
enviados. A instituição que transgre-dir este item estará
desclassificada.
- Os trabalhos
deverão ser entregues entre 01 e 02 de setembro, 5ª e 6ª feira,
das 08h00 às 17h00, na sede da Pró-Tur, à R. Paula Souza,
492, Centro, Itu.
- Cada
trabalho deverá ser acompanhado da ficha de identificação,
conforme anexo. Esta ficha deve vir preenchida em letra legível.

DO JULGAMENTO
E EXPOSIÇÃO DOS MELHORES:
- Os trabalhos
enviados pelas escolas e grupos de terceira idade serão avaliados por uma
Comissão Multidisciplinar, que escolherá os dois de cada Categoria
que mais se destacarem pelo conteúdo e forma, de acordo com o nível
de ensino (no caso das escolas). Também poderão ser indicadas menções
honrosas. A avaliação dos trabalhos observará os dois aspectos
pedidos - arte e texto -, e a adequação ao tema da Categoria.
-
Ainda a título de prêmio, todos trabalhos escolhidos pela Comissão
Multidisciplinar serão publicados no site da AIPA (www.aipa.org.br, seção
Concurso da Primavera). Os agraciados com primeiro lugar, em cada categoria, também
terão seus trabalhos reproduzidos no Jornal Urtiga, da Associação
Ituana de Proteção Ambiental.

DA PREMIAÇÃO:
- A premiação dos melhores
será em 23 de setembro, marcando o início da Primavera, no Teatro
Budapeste do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp
- Bloco II, Rua do Patrocínio, 176, Centro, Itu), às 14h00. .
-
Na ocasião, serão entregues certificados, produzidos em papel reciclado,
aos autores dos trabalhos vencedores, bem como às instituições
que encaminharam os trabalhos (escolas e grupos de Terceira Idade). Os vencedores
de cada categoria (primeira e segunda colocação) poderão
receber prêmios, ofertados por empresas da região.
-
Ainda a título de prêmio, todos trabalhos escolhidos pela Comissão
Multidisciplinar serão publicados no site da AIPA (www.aipa.org.br, seção
Concurso da Primavera). Os agraciados com primeiro lugar, em cada categoria, também
terão seus trabalhos reproduzidos no Jornal Urtiga, da Associação
Ituana de Proteção Ambiental.
-
Os candidatos que tiverem trabalhos premiados serão avisados previamente
à premiação, pelo telefone e e-mail constantes na ficha de
inscrição (horário comercial).

DA INICIATIVA:
- O Concurso da Primavera 2005 é
uma realização da AIPA - Associação Ituana de Proteção
Ambiental, em parceira com a Diretoria de Ensino de Itu. Tem apoio de: Associação
Pró Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu
(Pró-Tur), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
(Ceunsp), empresas que doam prêmios e das instituições participantes,
responsáveis pela pré-seleção. Em Itu, também
tem o apoio da Secretaria de Educação do Município e Serviço
Autônomo de Águas e Esgotos de Itu (Saae/Itu).
-
A organização é de responsabilidade da Equipe de Educação
Ambiental da AIPA, com apoio da Coordenação de Comunicação
da AIPA.

PARA MAIS
INFORMAÇÕES:
- O regulamento
do Concurso da Primavera 2005, a ficha de inscrição, (disponíveis
para download), e notícias sobre seu andamento estarão no site www.aipa.org.br,
seção Concurso da Primavera. Lá também podem ser conferidos
os trabalhos premiados nos Concursos da Primavera anteriores (desde 1999).
-
Dúvidas poderão ser esclarecidas
- pelo
telefone 11-4026.1320 ou 11-4897.7689 (13h30 às 16h30).
- Ou
mandando e-mail para: aipa@aipa.org.br
IMPORTANTE:
- O
prazo para a entrega dos trabalhos encerra-se impreterivelmente na 6.ª feira,
02 de setembro, às 17h00 (horário de funcionamento da sede da Pró-Tur).
Não serão aceitos trabalhos após esta data e horário.
| Durante
a exposição e no ato da premiação dos trabalhos, esperamos
a participação dos alunos, pais, professores e diretores das escolas,
bem como dos concorrentes da Categoria Especial (Terceira Idade) e seus familiares.
|
SUB-TEMAS
E DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS, POR NÍVEL DE ENSINO
PRIMEIRO
GRAU
EDUCAÇÃO INFANTIL/ ENSINO FUNDAMENTAL (1ª E 2ª) /
APAE / CEMADA - Tema
geral: Como é a rua da minha casa" (rua que tenho, rua que quero)
- Desenvolvimento:Observar
como é a rua onde mora: se há lixo espalhado, esgoto, árvores
(ou não), poluição visual (ex: pichações),
sonora, etc. E discutir o que poderia melhorar.
- Elaboração:
Dois desenhos ou outra técnica em artes plásticas (ex: colagens),
numa única folha sulfite (formato A4), dividida ao meio com um traço:
numa parte, um desenho mostrando o/s problema/s ("rua que tenho"), e, na outra,
desenho de como seria a rua sonhada, sem o/s problema/s ("rua que quero").
TERCEIRA
A OITAVA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL - Tema
Comum: "Bairro que tenho, bairro que quero"
- Desenvolvimento:
Pesquisar os problemas ambientais do bairro onde vive, escolhendo o mais grave.
Discutir o que é preciso fazer para minimizar ou acabar com o problema.
- Elaboração:
- Categorias
3ª Série e 4ª Série: Criação de cartaz
(uma cartolina) e redação explicativa (até 20 linhas) para
conscientizar a população sobre o problema ambiental e como solucioná-lo.
- Categorias
5ª Série e 6ª Série: Criar uma campanha educativa
com cartaz (uma cartolina) e frases (slogans), que chamem a atenção
da população para o problema ambiental, e alertando para que todos
ajudem a solucionar.
- Categorias
7ª Série e 8ª Série: Criar uma campanha educativa
com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação
ao final), para conscientizar a população sobre o problema ambiental
e como solucioná-lo.
Oitava série

 ENSINO
MÉDIO - Tema
Comum: "O município que quero".
- Desenvolvimento:
Pesquisar o maior problema ambiental do município, suas causas e soluções
possíveis para amenizar, ou mesmo acabar com ele.
- Elaboração:
-
1ª Série: Criar uma
campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato A4,
ver explicação ao final), com informações que ajudem
a conscientizar os jovens.
- 2ª
Série: Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder
explicativo mostrando o problema, as principais conseqüências negativas
para as pessoas, e dicas para evitar, ou resolver (formato A4, ver explicação
ao final).
- 3ª
Série: Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e uma
carta de no máximo 60 linhas, direcionada às autoridades, com o
resumo do problema, as principais conseqüências negativas para a comunidade,
e pedido do que fazer para resolver a questão.
MAGISTÉRIO (3ª e 4ª Séries)
- Tema Comum: "O maior problema ambiental
do meu bairro. Vamos acabar com ele?"
- Desenvolvimento
e elaboração: Criar uma atividade didático-pedagógica
ou lúdica para Ensino Infantil ou Fundamental (Ciclo I), relativa ao tema.
ESCOLA
DE JOVENS E ADULTOS - E.J.A
- Tema
Comum: "Minha casa, meu ambiente"
- Desenvolvimento:
Selecionar um problema ambiental que afeta o cotidiano das famílias (lixo,
desperdício de água, de energia, poluição sonora,
visual, falta de verde, etc), e pesquisar o que cada um pode fazer (começando
em casa) para melhorar o meio ambiente da sua casa, e de sua rua.
- Elaboração:
- Categorias
E.J.A Ensino Fundamental - Fase I (1° ao 4° termo) e Fase II (5°
ao 8° termo): Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina)
alertando para os problemas e frase (slogans), que chamem a atenção
da população para o problema ambiental, e alertando para que todos
ajudem a solucionar.
- Categorias
E.J.A. Ensino Médio (1° ao 3° termo): Criar campanha educativa
com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação
abaixo), para conscientização da população.
CURSOS
PROFISSIONALIZANTES: Senai, Escola Agrícola e outros
- Tema
Comum: "Melhorando o ambiente de trabalho".
- Desenvolvimento:
Pesquisar um problema ambiental no ambiente de trabalho (indústria, propriedade
rural, ou outro, dependendo do curso) e como cada profissional, dentro da sua
área, pode contribuir para evitá-lo, ou mesmo para acabar com o
problema.
- Elaboração:
Cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação
abaixo), que alertem os trabalhadores sobre o problema ambiental e o que fazer
para evitá-lo, ou eliminá-lo.
CATEGORIA ESPECIAL: GRUPOS DE TERCEIRA IDADE
- Tema:
"Meu município, antigamente".
-
Desenvolvimento : Discutir como era o município (meio ambiente urbano,
ou rural), o que se modificou negativamente, e o que pode ser feito para resgatar
o que se perdeu.
- Elaboração:
redação de até 60 linhas ou trabalho artístico (livre).
| Para
as categorias em que se pede um FOLDER
Imagine um folheto, destes com dobras, sobre um balcão, com um texto informativo
(e criativo) sobre determinado assunto. Título e conteúdo devem
chamar a atenção, para que a pessoa queira guardá-lo. Assim
é um folder. No Concurso
da Primavera, nas categorias em que se pede um folder explicativo, sugerimos que
o texto seja feito em folha sulfite (formato A4, com duas dobras), tendo, no máximo,
30 linhas. Deve ser escrito à mão. Mais
dicas (matéria Jornal Urtiga 168) - em breve |
|