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Veja aqui, como participarCONCURSO DA PRIMAVERA 2005
DÉCIMA TERCEIRA EDIÇÃO!!!

(regulamento publicado no Jornal Urtiga 168 - páginas 6 e 7)


TEMA CENTRAL
“MEU MUNICÍPIO, MINHA CASA”
CLIQUE AQUI E CONFIRA A AGENDA DESTE CONCURSO
Veja aqui, como participar


apoie e prestigie o Concurso da Primavera


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REGULAMENTO 2004

O Concurso da Primavera chega à décima terceira edição lançando um desafio às escolas, e também aos grupos de Terceira Idade.
“MEU MUNICÍPIO, MINHA CASA”
É o tema central do Concurso da Primavera 2005, com sub-temas diferentes para cada categoria (nível de ensino). Verifique abaixo o Regulamento, com detalhamento das datas, sub-temas por categoria, e demais regras
E participe!!!

Do Tema

 Das categorias e Condições de inscrição 

Da premiação
Para ter mais informações
Dicas para fazer o folder
Concursos anteriores - resultados


INSTRUÇÕES GERAIS


DO TEMA:

  • O tema geral do Concurso da Primavera 2005 é: "Meu Município, Minha Casa". Para cada nível de ensino (Categoria) há temas e formas específicas de elaborar o trabalho, sempre tendo em vista a proposta de servir como atividade de Educação Ambiental aos participantes e estimular a criação de campanhas cidadãs para a conscientização da população.


=> início regras DAS CATEGORIAS E CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO:

  • Podem concorrer trabalhos (individuais ou em duplas) de estudantes dos níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio; Curso de Magistério, Escola de Jovens e Adultos, APAE, Cemada, cursos profissionalizantes (como Senai e Escola Agrícola), bem como grupos de Terceira Idade, que constituem categoria especial do Concurso.
  • Cada instituição participante entregará, no máximo, três trabalhos para cada categoria (nível de ensino, no caso de es-colas). Sugere-se que as escolas e os grupos de Terceira Idade promovam a escolha interna dos trabalhos, para a seleção dos três de ca-da categoria que serão enviados. A instituição que transgre-dir este item estará desclassificada.
  • Os trabalhos deverão ser entregues entre 01 e 02 de setembro, 5ª e 6ª feira, das 08h00 às 17h00, na sede da Pró-Tur, à R. Paula Souza, 492, Centro, Itu.
  • Cada trabalho deverá ser acompanhado da ficha de identificação, conforme anexo. Esta ficha deve vir preenchida em letra legível.


=> início regras DO JULGAMENTO E EXPOSIÇÃO DOS MELHORES:

  • Os trabalhos enviados pelas escolas e grupos de terceira idade serão avaliados por uma Comissão Multidisciplinar, que escolherá os dois de cada Categoria que mais se destacarem pelo conteúdo e forma, de acordo com o nível de ensino (no caso das escolas). Também poderão ser indicadas menções honrosas. A avaliação dos trabalhos observará os dois aspectos pedidos - arte e texto -, e a adequação ao tema da Categoria.
  • Ainda a título de prêmio, todos trabalhos escolhidos pela Comissão Multidisciplinar serão publicados no site da AIPA (www.aipa.org.br, seção Concurso da Primavera). Os agraciados com primeiro lugar, em cada categoria, também terão seus trabalhos reproduzidos no Jornal Urtiga, da Associação Ituana de Proteção Ambiental.


=> início regras DA PREMIAÇÃO:

  • A premiação dos melhores será em 23 de setembro, marcando o início da Primavera, no Teatro Budapeste do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp - Bloco II, Rua do Patrocínio, 176, Centro, Itu), às 14h00. .
  • Na ocasião, serão entregues certificados, produzidos em papel reciclado, aos autores dos trabalhos vencedores, bem como às instituições que encaminharam os trabalhos (escolas e grupos de Terceira Idade). Os vencedores de cada categoria (primeira e segunda colocação) poderão receber prêmios, ofertados por empresas da região.
  • Ainda a título de prêmio, todos trabalhos escolhidos pela Comissão Multidisciplinar serão publicados no site da AIPA (www.aipa.org.br, seção Concurso da Primavera). Os agraciados com primeiro lugar, em cada categoria, também terão seus trabalhos reproduzidos no Jornal Urtiga, da Associação Ituana de Proteção Ambiental.
  • Os candidatos que tiverem trabalhos premiados serão avisados previamente à premiação, pelo telefone e e-mail constantes na ficha de inscrição (horário comercial).


=> início regras DA INICIATIVA:

  • O Concurso da Primavera 2005 é uma realização da AIPA - Associação Ituana de Proteção Ambiental, em parceira com a Diretoria de Ensino de Itu. Tem apoio de: Associação Pró Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu (Pró-Tur), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), empresas que doam prêmios e das instituições participantes, responsáveis pela pré-seleção. Em Itu, também tem o apoio da Secretaria de Educação do Município e Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Itu (Saae/Itu).
  • A organização é de responsabilidade da Equipe de Educação Ambiental da AIPA, com apoio da Coordenação de Comunicação da AIPA.


=> início regras PARA MAIS INFORMAÇÕES:

  • O regulamento do Concurso da Primavera 2005, a ficha de inscrição, (disponíveis para download), e notícias sobre seu andamento estarão no site www.aipa.org.br, seção Concurso da Primavera. Lá também podem ser conferidos os trabalhos premiados nos Concursos da Primavera anteriores (desde 1999).
  • Dúvidas poderão ser esclarecidas
    • pelo telefone 11-4026.1320 ou 11-4897.7689 (13h30 às 16h30).
    • Ou mandando e-mail para: aipa@aipa.org.br
IMPORTANTE:
  • O prazo para a entrega dos trabalhos encerra-se impreterivelmente na 6.ª feira, 02 de setembro, às 17h00 (horário de funcionamento da sede da Pró-Tur). Não serão aceitos trabalhos após esta data e horário.
  • Durante a exposição e no ato da premiação dos trabalhos, esperamos a participação dos alunos, pais, professores e diretores das escolas, bem como dos concorrentes da Categoria Especial (Terceira Idade) e seus familiares.



Participe!!!



SUB-TEMAS E DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS,
POR NÍVEL DE ENSINO



=> início regulamento

PRIMEIRO GRAU


EDUCAÇÃO INFANTIL/ ENSINO FUNDAMENTAL (1ª E 2ª) / APAE / CEMADA
  • Tema geral: Como é a rua da minha casa" (rua que tenho, rua que quero)
  • Desenvolvimento:Observar como é a rua onde mora: se há lixo espalhado, esgoto, árvores (ou não), poluição visual (ex: pichações), sonora, etc. E discutir o que poderia melhorar.
  • Elaboração: Dois desenhos ou outra técnica em artes plásticas (ex: colagens), numa única folha sulfite (formato A4), dividida ao meio com um traço: numa parte, um desenho mostrando o/s problema/s ("rua que tenho"), e, na outra, desenho de como seria a rua sonhada, sem o/s problema/s ("rua que quero").

TERCEIRA A OITAVA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Tema Comum: "Bairro que tenho, bairro que quero"
  • Desenvolvimento: Pesquisar os problemas ambientais do bairro onde vive, escolhendo o mais grave. Discutir o que é preciso fazer para minimizar ou acabar com o problema.
  • Elaboração:

    • Categorias 3ª Série e 4ª Série: Criação de cartaz (uma cartolina) e redação explicativa (até 20 linhas) para conscientizar a população sobre o problema ambiental e como solucioná-lo.

    • Categorias 5ª Série e 6ª Série: Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e frases (slogans), que chamem a atenção da população para o problema ambiental, e alertando para que todos ajudem a solucionar.

    • Categorias 7ª Série e 8ª Série: Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação ao final), para conscientizar a população sobre o problema ambiental e como solucioná-lo.
      Oitava série


Participe!!!

=> início regulamento

ENSINO MÉDIO

  • Tema Comum: "O município que quero".
  • Desenvolvimento: Pesquisar o maior problema ambiental do município, suas causas e soluções possíveis para amenizar, ou mesmo acabar com ele.
  • Elaboração:

    • 1ª Série: Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação ao final), com informações que ajudem a conscientizar os jovens.

    • 2ª Série: Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo mostrando o problema, as principais conseqüências negativas para as pessoas, e dicas para evitar, ou resolver (formato A4, ver explicação ao final).

    • 3ª Série: Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e uma carta de no máximo 60 linhas, direcionada às autoridades, com o resumo do problema, as principais conseqüências negativas para a comunidade, e pedido do que fazer para resolver a questão.



MAGISTÉRIO (3ª e 4ª Séries)
  • Tema Comum: "O maior problema ambiental do meu bairro. Vamos acabar com ele?"
  • Desenvolvimento e elaboração: Criar uma atividade didático-pedagógica ou lúdica para Ensino Infantil ou Fundamental (Ciclo I), relativa ao tema.

    Participe!!!

    => início regulamento

ESCOLA DE JOVENS E ADULTOS - E.J.A

  • Tema Comum: "Minha casa, meu ambiente"
  • Desenvolvimento: Selecionar um problema ambiental que afeta o cotidiano das famílias (lixo, desperdício de água, de energia, poluição sonora, visual, falta de verde, etc), e pesquisar o que cada um pode fazer (começando em casa) para melhorar o meio ambiente da sua casa, e de sua rua.
  • Elaboração:

    • Categorias E.J.A Ensino Fundamental - Fase I (1° ao 4° termo) e Fase II (5° ao 8° termo): Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) alertando para os problemas e frase (slogans), que chamem a atenção da população para o problema ambiental, e alertando para que todos ajudem a solucionar.

    • Categorias E.J.A. Ensino Médio (1° ao 3° termo): Criar campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação abaixo), para conscientização da população.

    Participe!!!

=> início regulamento

CURSOS PROFISSIONALIZANTES: Senai, Escola Agrícola e outros

  • Tema Comum: "Melhorando o ambiente de trabalho".
  • Desenvolvimento: Pesquisar um problema ambiental no ambiente de trabalho (indústria, propriedade rural, ou outro, dependendo do curso) e como cada profissional, dentro da sua área, pode contribuir para evitá-lo, ou mesmo para acabar com o problema.
  • Elaboração: Cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação abaixo), que alertem os trabalhadores sobre o problema ambiental e o que fazer para evitá-lo, ou eliminá-lo.

    Participe!!!

=> início regulamento


CATEGORIA ESPECIAL: GRUPOS DE TERCEIRA IDADE
  • Tema: "Meu município, antigamente".
  • Desenvolvimento : Discutir como era o município (meio ambiente urbano, ou rural), o que se modificou negativamente, e o que pode ser feito para resgatar o que se perdeu.
  • Elaboração: redação de até 60 linhas ou trabalho artístico (livre).

Participe!!!

Para as categorias em que se pede um FOLDER

Imagine um folheto, destes com dobras, sobre um balcão, com um texto informativo (e criativo) sobre determinado assunto. Título e conteúdo devem chamar a atenção, para que a pessoa queira guardá-lo. Assim é um folder.

No Concurso da Primavera, nas categorias em que se pede um folder explicativo, sugerimos que o texto seja feito em folha sulfite (formato A4, com duas dobras), tendo, no máximo, 30 linhas. Deve ser escrito à mão.

Mais dicas (matéria Jornal Urtiga 168) - em breve

Participe!!!

FICHA DE INSCRIÇÃO
(CLIQUE PARA FAZER DOWNLOAD)

FICHA PARA AS ESCOLAS
FICHA PARA GRUPOS DE TERCEIRA IDADE
REGULAMENTO DO CONCURSO 2005

Participe!!!

=> início regulamento

MAIS INFORMAÇÕES
Tel: (11) 4026.1320 - D. Guenia ou Marcelo
(13:30 às 16:00 horas, 2.ª a 6.ª feira);
E-mail: aipa@aipa.org.b

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JORNAL URTIGA 168 (em breve)

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